Hospital Unimed Araçatuba realiza segunda captação de órgãos

dscn3697No último dia 12 de Outubro o Hospital Unimed Araçatuba realizou mais uma captação de órgãos, a segunda em menos de dois meses, a primeira ocorreu em 24 de Agosto com captação e transplante inédito de pulmão.

O doador Ronaldo Barbosa Abrão de 39 anos morador de Araçatuba, deu entrada no Hospital no dia 20 de Setembro com quadro de AVC hemorrágico devido a um aneurisma cerebral e após 21 dias de internação foi constatado a morte cerebral.

Para se chegar a esta constatação é necessário seguir um rigoroso protocolo que inclui sistemática de exames e avaliações neurológicas. O início do processo de doação só acontece se a família estiver de acordo.

Foram deslocadas duas equipes para a captação dos órgãos uma do Hospital de Base de São José do Rio Preto e outra da Santa Casa de São José dos Campos.

Os órgãos captados foram os rins, córneas e fígado que respectivamente foram para São José do Rio Preto e o último São José dos Campos.

dscn3676Um feito inédito para a Unimed Araçatuba é que as córneas foram captadas pela enfermeira do próprio Hospital da Unimed Josiane Weslay, motivo de muito orgulho para toda equipe.

“Não podemos deixar de mencionar a generosidade da família em tomar esta decisão em um momento de profunda dor, sabemos que não é fácil, mas acreditamos que o ato de doar é não receber nada em troca ,mas no caso da doação de órgãos você levará para sempre a certeza de que ajudou a salvar muitas vidas”, relata Josiane,enfermeira.

A estrutura do Hospital Unimed Araçatuba foi elogiada diversas vezes pelas equipes de transplante que enalteceram nossa equipe, equipamentos e instalações.

17 de outubro de 2016Unimed de Araçatuba