Hospital Unimed Araçatuba realiza simulado de catástrofe

Segurança, esta palavra norteia todo trabalho do Hospital Unimed Araçatuba que ao longo dos anos vem padronizando seus processos para oferecer ao paciente um atendimento seguro e humanizado, e ao colaborador, um ambiente de trabalho adequado alinhado às boas práticas de segurança. O Hospital criou um Plano de Contingência que é um documento onde estão definidas as responsabilidades estabelecidas em uma organização, para atender a uma emergência e também contêm informações detalhadas sobre as características da área ou sistemas envolvidos.
Pensando em se preparar para o pior cenário possível, foi realizado um simulado de incêndio, com o intuito de treinar o maior número de pessoas para atendimentos em catástrofes.

UNIMED (26)

Para Alessandro Ferrari, Engenheiro de Segurança do Trabalho, realizar este tipo de simulado é fundamental para avaliar o processo e verificar possíveis falhas, “pudemos treinar nossos brigadistas, verificamos a comunicação entre as áreas e testamos nossos equipamentos, fatores importantíssimos para uma situação de emergência”, conclui Alessandro. Neste simulado participaram os brigadistas de incêndio, enfermagem, médicos, equipe de manutenção predial e corpo de bombeiros que também treinou seu grupo para este tipo de situação. Além do atendimento aos feridos foi possível treinar a comunicação interna entre as equipes, comunicação externa com órgãos competentes, evacuação de área com pacientes graves e menos graves, atendimento emergencial no Pronto Atendimento, deslocamento de equipe a setores prioritários e preparação de centro cirúrgico em caráter de emergência. Foi simulado também uma entrevista coletiva com a participação de alunos do Curso de Jornalismo do Centro Universitário Toledo, na qual porta vozes da empresa, se posicionaram perante os veículos de comunicação sobre a remota catástrofe no Hospital.

Segundo a diretora administrativa Dra Vilma Neri Shinsato a importância deste simulado é prever o imprevisível. “O que a gente faz no dia a dia está muito arraigado na nossa cultura de qualidade, então a gente treina toda nossa equipe para o inesperado, situações que fogem a nossa vontade. Isso é um fator a mais para a segurança do paciente, nossa equipe está preparada tanto para um atendimento de rotina quanto para catástrofe”, conclui a diretora.

O Hospital Unimed Araçatuba é certificado pela ISO 9001 e ACREDITADO NIVEL II ONA, o que garante uma gestão de processos com gerenciamento dos riscos ,segurança e satisfação do cliente.

19 de abril de 2017Unimed de Araçatuba