Dia mundial da prematuridade é comemorado no Hospital Unimed Araçatuba

No último dia 17 de Novembro aconteceu um encontro pra lá de especial no Hospital Unimed Araçatuba. Parte dos bebês prematuros nascidos no ano de 2016 e seus familiares estiveram no Hospital para um delicioso café da manhã que foi preparado para receber os “bebês vencedores”, apelido carinhoso dado a estes pequenos guerreiros.

DSCN7008

Muitos destes bebês passaram dias, meses, dentro da UTI Neonatal sob o cuidado da equipe e um reencontro na data que se comemora o dia da prematuridade não poderia ser definido com outra palavra se não, emocionante.

Em seu discurso de boas-vindas o médico e chefe da equipe da uti neonatal Drº Roberto Castilho enfatizou a alegria e a emoção de reencontrar todos os bebês. “Não sou muito bom com as palavras mas posso dizer que não há nada que pague ver estas crianças tão bem e esbanjando saúde, isso nos deixa imensamente felizes”, destaca Dr Roberto.

DSCN6997

Emocionados, pais e mães aproveitaram a oportunidade para agradecer publicamente à equipe por todo carinho e dedicação, muitas lágrimas rolaram neste momento, desta vez, de alegria. E para finalizar todos os bebês receberam um certificado de “BEBÊ VENCEDOR”, uma recordação da sua passagem vitoriosa pelo Hospital Unimed AraçatubaEste foi o primeiro encontro de prematuros promovido pelo Hospital, que tem a intenção de repetir o encontro todos os anos.

DSCN7012

 

A prematuridade

Os problemas da prematuridade vão além do baixo peso. O prematuro precisa de cuidados especiais na UTI NEONATAL, o que aumenta em três vezes o risco de morte e sequelas futuras para sua vida adulta. Observa-se que com os avanços tecnológicos dos últimos anos está aumentando a sobrevida de recém-nascidos cada vez mais prematuros, com possibilidade de sobrevida de bebês que nascem a partir de 25 semanas.

O dia da prematuridade foi criado para chamar atenção de um problema que atinge 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo. No Brasil, mais de 12% dos nascimentos acontecem antes da gestação completar 37 semanas. Isso significa que 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o equivalente a 931 por dia. (Fonte: http://www.spsp.org.br/2016/11/16/dia-mundial-da-prematuridade/)

O Hospital Unimed Araçatuba possui uma equipe interdisciplinar composta por médicos, fisioterapeutas, equipe de enfermagem, fonoaudiólogo, psicólogo, tudo para atender ao bebê e a família. No Hospital Unimed Araçatuba dos 780 bebês nascidos em 2016, 70 foram prematuros.

22 de novembro de 2017Unimed de Araçatuba