SESMT realiza treinamento e capacitação da NR-32

Anualmente o SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e  Medicina do Trabalho) da Unimed Araçatuba realiza o treinamento da Norma Regulamentadora nº 32 (Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde) que tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implantação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores.

Com cerca de 900 colaboradores somente no Hospital, o SESMT montou um cronograma de 6 meses para atingir todos os públicos nos mais diversos horários de trabalho.

Dentre as ações de prevenção cabe à empresa treinar todos os colaboradores de forma a identificar os riscos ocupacionais presentes em suas atividades, bem como, as medidas de controle existentes no PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

Dentre as medidas de controle recomendadas para eliminar ou neutralizar os riscos estão:

  • Adaptações do local de trabalho as características dos trabalhadores;
  • Procedimentos de trabalho, e acompanhamento de saúde ocupacional;
  • Implantação do uso de equipamentos de proteção coletivos e individuais.

Em ação conjunta é abordado também o treinamento sobre o Núcleo de Segurança do Paciente, referente à RDC 36, de julho de 2013, fortalecendo os conceitos dos protocolos implantados e a sua utilização como barreira, sendo esta uma atitude pró-ativa para gerenciar o risco e evitar que o evento atinja o paciente. Fortalecer a análise e identificação da causa raiz dos eventos adversos através de uma dinâmica entre os participantes com cases de incidentes ou eventos que ocorreram no hospital.

14 de abril de 2018Unimed de Araçatuba