Presidente da Unimed Araçatuba ministra palestra sobre o tabaco

Mais de 40 pessoas participaram do evento

No Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, a Unimed Araçatuba realizou a Palestra Viver Bem Sem o Tabaco ministrada pelo Dr. Flávio Roberto Garbelini de Oliveira que é presidente da cooperativa, cirurgião torácico e médico pneumologista.

O evento, organizado pelo Espaço Viver Bem do NAS (Núcleo de Atenção à Saúde) da Unimed Araçatuba ocorreu no Auditório da Unimed Araçatuba e contou com mais de 40 participantes entre pessoas da comunidade, colaboradores e alunos do curso de Medicina do UniSALESIANO.

Na palestra, os assuntos abordados foram desde os dados estatísticos do tabagismo no Brasil até os sintomas que as fumantes apresentam nas doenças como asma, câncer de pulmão, além de falarmos também sobre o tratamento do tabagismo.

“O nosso objetivo foi mostrar os benefícios de não fumar, promover ações preventivas relacionadas à saúde e reduzir o risco de complicações ou agravamento de doenças crônicas não transmissíveis”, declara a gerente de provimento à saúde, Magali H. Haniu Nakahara.

 CONSCIENTIZAÇÃO

De acordo com o Dr. Flávio Roberto Garbelini de Oliveira, ter a Palestra Viver Bem Sem o Tabaco no calendário é muito importante para tentar conscientizar a população de que o hábito de fumar faz mal à saúde, para quem fuma e pra quem fica ao redor (fumante passivo).

 “Ao abrir o evento para a comunidade, a Unimed Araçatuba contribui para que haja um maior engajamento no hábito de não fumar e incentiva a pratica de exercícios físicos – já que o tabagismo é o principal responsável por várias doenças simultâneas como as cardiovasculares, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), e também pode agravar patologias como a diabetes”, explica o presidente da cooperativa, cirurgião torácico e médico pneumologista.

7 de junho de 2019Unimed de Araçatuba