ORIENTAÇÕES A PACIENTES COM DIETA ENTERAL

O que é nutrição enteral?
Quando a alimentação pela boca é impossível ou insuficiente, as necessidades nutricionais podem ser satisfeitas através da nutrição enteral. Neste caso, um tubo fino, macio e flexível, chamado sonda naso-enteral, pode ser passado pelo nariz até o estômago ou até o intestino delgado. Como alternativa pode-se realizar uma gastrostomia que consiste no posicionamento de um tubo no estômago pelo cirurgião, através da parede abdominal ou uma jejunostomia, realizada da mesma forma no intestino. Os alimentos são administrados diretamente no estômago ou no intestino por um destes dispositivos. A dieta fornecida por uma destas vias é chamada dieta enteral e é planejada para fornecer todos os nutrientes normalmente ingeridos pela boca e que são essenciais à recuperação e à manutenção da saúde. Portanto, esta terapia irá oferecer uma melhor qualidade de vida aquele que recebe esta terapia.

Que tipo de dieta pode passar pela sonda?
Existem dois tipos de dieta enteral:
Dieta artesanal: é uma dieta que você prepara na sua casa com alimentos em sua forma natural (leite, mel, açúcar, óleos vegetais, farinhas, ovo, etc.) O volume a ser administrado deve ser liquidificada e passado na peneira, coada de 3 a 5 vezes, devido ao risco de obstrução da sonda. É necessária uma adequada combinação de alimentos para que a dieta esteja completa e equilibrada. Portanto, siga a receita fornecida e orientada pelo (a) nutricionista.
Dieta industrializada: é uma dieta pronta, balanceada, possuindo todos os nutrientes necessários. Pode ser apresentada sob a forma de pó, que deverá ser diluído com água, ou sob a forma líquida, pronta para ser administrada. O nutricionista indicará a dieta mais adequada à sua situação.

Posso passar outros líquidos pela sonda?
Não deverá ser passado nada pela sonda sem a autorização do Médico /nutricionista. Seguir as orientações quanto ao volume de água, chá ou suco sem açúcar, que deve ser administrado entre as dietas.

Como preparar a dieta enteral?

ATENÇÃO: Higiene é fundamental no preparo da dieta!

Se você usar a dieta artesanal:

  • O local de preparo deve estar previamente limpo;
  • Lavar bem as mãos com água e sabão;
  • Separar todos os ingredientes e materiais a serem utilizados para o preparo da dieta;
  • Verificar se os ingredientes estão dentro do prazo de validade e se as embalagens não estão danificadas;
  • Lavar, com água corrente e detergente, todos os utensílios a serem utilizados no preparo da dieta;