ORIENTAÇÕES DE ALTA PÓS-PROCEDIMENTO (CATETERISMO CARDÍACO/ ANGIOPLASTIA OU ARTERIOGRAFIA)

  • Não dobrar o membro onde foi realizado o exame por 24 horas. Caso ocorra sangramento de pequena quantidade no local, basta comprimi-lo por 10 a 15 minutos e realizar compressa com gelo por 20 minutos. Se houver sangramento mais importante, manter comprimido e comparecer ao pronto atendimento do hospital para ser avaliado.
  • Poderá ocorrer a formação de um pequeno hematoma no local do exame, que será absorvido pelo corpo em torno de 10 dias. Recomenda-se fazer compressa fria, para ajudar na reabsorção. Se houver aumento do hematoma (maior que 5 dedos ou 8cm), ou aparecimento de uma massa palpável (caroço) comparecer ao pronto atendimento do hospital para avaliação.
  • Não realizar esforço físico por 10 dias, principalmente envolvendo o membro onde foi realizado o exame. Proibido: Subir e descer escadas e ladeiras, correr, caminhadas longas, transportar peso, atividades físicas, dirigir qualquer veículo, andar de bicicleta, relação sexual.
  • Caso faça uso da medicação metformina, somente deve retornar seu uso após 48 horas do procedimento para evitar complicações devido a utilização do contraste durante o atendimento, após esse período de pausa, reiniciar o uso normalmente.
  • No dia seguinte do exame: Manter repouso em casa, podendo caminhar normalmente sem esforços. Deve-se retirar o curativo e lavar bem o local da punção com água e sabonete neutro, secar e cobrir apenas com um Micropore ou Band-Aid; volte a tomar suas medicações normalmente.
  • Observar a frequência e o volume da urina nos dias seguintes do exame. Caso apresente alguma anormalidade, principalmente diminuição da urina, entre em contato com o seu médico ou procure o pronto atendimento do hospital.
  • Retornar em consulta com seu médico que solicitou o exame para que ele avalie o resultado e lhe oriente sobre a melhor conduta.